O que e o Google Wave e por que e importante…

A ideia não é substituir o e-mail tradicional, são objetivos diferentes. O Wave é uma plataforma inovadora de comunicação e colaboração, mais adequada aos recursos de hoje e com tudo para entrar no dia-a-dia das pessoas.
O Google Wave é como um cliente de mensagens instantâneas muito poderoso. A comunicação é síncrona, todos os envolvidos numa discussão veem em tempo real o que você escreve. Os waves, que são as conversas nesta plataforma, podem ter elementos colaborativos multimídia como mapas, enquetes, vídeo, áudio, aplicativos.
O e-mail é um meio de comunicação arcaico. Criado em 1971, foi pensado como uma metáfora das cartas em papel enviadas pelo correio.
O objetivo era trocar mensagens curtas de texto, entre computadores pouco poderosos, em conexões lentas, de maneira assíncrona – você pode esperar uma hora, ou um mês, para responder uma mensagem – e com poucos participantes – uma discussão com mais de 10 pessoas pode se tornar um martírio de identação, citações multicoloridas, códigos com cabeçalhos de remetentes e destinatários (veja imagem).
O Google Wave foi criado para a infraestrutura da internet moderna. Com recursos multimídia integrados, plataforma de aplicativos, para computadores capazes de reproduzir vídeo e áudio conectados em banda larga, possibilitando comunicação síncrona – em tempo real – entre duas ou centenas de pessoas de maneira fluente, com colaboração integrada.
Se você vai redigir um documento com alguém, não precisa ficar trocando anexos numa confusão de versões e datas em que um pode arruinar parte do trabalho do outro.
Por enquanto você precisa conseguir um convite para testar o Wave, assim como foi no início do Gmail e Orkut. Você pode conseguir pedindo pra algum amigo que já esteja usando a plataforma ou fazendo um pedido público no Twitter.
O Google Wave não pretende matar o e-mail, são meios diferentes, o Wave é uma plataforma inovadora de comunicação e colaboração, que ainda precisa entrar no dia-a-dia das pessoas, como aconteceu com o telefone, e-mail, instant messenger e redes sociais. Quando essa mudança acontecer, tudo será diferente, como sempre foi… [Webinsider]
Postado por Marco Gomes em webinsider.uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, utilize o captcha para tornar mais seguro o seu comentário!

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada