Oracle

Módulos do Oracle EBS (Resumo)

Pessoal,

À pedido de alguns leitores, segue um resumo simples dos principais módulos Oracle EBS que compõem a maioria das empresas no Brasil.

Antes de ler este post, caso tenha interesse em validar uma lista completa, acesse:
Lista de Módulos do EBS (Oracle E-Business Suite)

AP – Accounts Payables – Contas a Pagar
Este módulo é responsável por tudo que é preciso pagar dentro da organização! Todas NF’s de serviço, produto, manutenção, etc… são inseridas por este módulo que por sua vez terá o papel de direcionar todos os links e ações para os respectivos pagamentos.

AR – Accounts Receivables – Contas a Receber
Da mesma forma que o item anterior, porém neste caso para vendas. A empresa que atua com vendas utilizará este módulo para os recebimentos! Ou seja, se eu vendo uma mercadoria ou serviço, é neste módulo que irei gerar meus recebimentos, cobrança, etc. Ou seja, este módulo terá o papel de direcionar todos os links e ações para os respectivos recebimentos.

PO – Purchase Order – Compras
Este módulo compõe a cadeia de suprimentos da organização! Tudo que você precisa comprar, seja para uso interno ou revenda é através deste módulo. Ordem de Compra, Liberação e Acordos de Compra em Branco (Que sao acordos com um determinado fornecedor para fornecimento de X itens específicos, por um valor X, por um determinado período).

RI – Integrated Receiving ou Recebimento Integrado (Recebimento de documentos Fiscais)
Este módulo representa o senhor do impostos! É ele quem fará o recebimento das NF’s que você precisa receber. Todo item, caminhão, compra que chega na porta da sua empresa para entrega, passa por aqui. É este módulo que irá dar entrada nas NF’s para encaminhando para os demais módulos e apuração dos impostos.

iProcurement (ICX) – Requisições Self-service
Este módulo é como se fosse o citado anteriormente “PO – Purchase Order”, só que neste caso ele é um módulo web, com interface em OAF que representa um carrinho de compras para criação de requisições de compra! Neste módulo você vai selecionando os itens desejados e posteriormente realiza o checkout e submissão da requisição que por sua vez poderá gerar um Ordem de Compra no PO ou dar baixa em um Acordo de Compra, etc.

AME – Approvals Management – Gestão de Aprovações (Hierarquias/Listas de Aprovação)
O AME é um módulo adicional para criação de regras de aprovação considerando hierarquia do HR ou qualquer hierarquia desejada.

INV – Inventory – Inventário
Módulo onde fica armazenado todo o seu inventário! Ou seja, tudo quanto é item de Serviço/Produto é cadastrado aqui para utilização nos demais módulos. Qualquer item dentro do Oracle EBS possui seu cadastro aqui!

GL – General Ledger – Contabilidade
O senhor das contabilizações. Este módulo é quem realiza/finaliza todos os seus lançamentos. Tudo que você comprou/vendeu por conta, centro de custo, organização, etc. Este módulo é quem fornecerá as principais informações que o Governo precisa, como também os indicadores financeiros para a organização. Tudo que você trabalhou nos módulos anteriores é contabilizado aqui.

FA – Fixed Assets – Ativo Fixo
Módulo responsável pelo cadastro, tranferência de ativos fixos da organização. Aqui você pode solicitar a transferência de notebooks, mesas, impressoras, etc… de um lugar para outro, de um departamento para outro. Aqui é onde ficam armazenadas todas as aquisições fixas da empresa. Tudo quanto é mesa, cadeira, computador, etc… devem estar aqui para controle e manutenção dos mesmos.

HR – Human Resouces – Recursos Humanos
Toda a cadeia de funcionários. Neste módulo você terá todos os seus funcionários cadastrados. É ele o responsável por disponibilizar as informações que os demais módulos utilizam tais como, nome, detalhes de hierarquia, folha de pagamentos, etc.

É um pouco difícil encontrar tais descrições desses módulos em Português, mas tente no site da Oracle fazer uma busca por cada um deles para tentar melhorar os resumos apresentados acima, ok?

Espero que ajude em algo.

Abs,
Junio Vitor

2 comentários sobre “Módulos do Oracle EBS (Resumo)

  1. Olá Junio, obrigado pela matéria, está ótimo para entendimento.
    Preciso de uma ajuda, não sei se consegues me ajudar.
    Tenho uma situação, onde preciso comprar itens estocáveis porem são ativos.
    Qual melhor fluxo devo recorrer no Oracle? Compro como ativo direto, ou estocável? Tenho uma particularidade que é, preciso que quando retirar de estoque, tenhamos uma aprovação. Pensei em retirar via Requisição Interna, porem como isso vai cruzar no FA?

    1. Gustavo, boa tarde!

      Obrigado pelo contato e peço desculpas pelo atraso na resposta. Estive um pouco desconectado dos comentários/questionamentos aqui do site. Que bom que o conteúdo do site lhe ajuda em algo, sempre que posso posto algumas coisas nas horas livres.

      Sobre os seus questionamentos, eu não tenho o total conhecimento funcional para lhe responder, mas procurei ajuda de um amigo Funcional (Valdir Dutra) para lhe dar algumas respostas, seguem elas:

      1) “Minha dúvida é.. se conseguimos reverter esses itens para “estocáveis”…”
      Resposta: O item está cadastrado como não estocável, é possivel alterar para estocável. Porém, se quiser que tenha saldo, terá que, ou comprar novos itens ou fazer uma movimentação manual (miscellaneous transactions)

      2) Você sabe me dizer como o FA se comporta nesses casos? Conseguimos retirar de estoque e jogar uma informação ou casar com a primeira que foi dada entrada no RI?
      Resposta: A integração core que envia o Itens para o FA é pelo AP. Então, se o item estiver estocável, ao regirá-lo do estoque não existe processo core que o envia para o FA, teria que ter uma inclusão manual no FA ou um processo customizado.

      “Ex: Comprei 100 notebook, valor ai de cada R$ 3.000,00 cada, e temos uma política de aprovação onde na compra já aprovamos.
      Quando retirar de estoque, preciso de nova aprovação, pelo menos da área que vai requerer”
      Resposta: Você pode ter aprovações da Requisição Interna diferente da Ordem de Compra ou pode até não ter aprovação, já nascer aprovada etc. (só nao entendi o exemplo, não tem nada a ver com a questão 2 e fala sobre a retirada do estoque e envio para o FA, enfim.)

      Abraço,
      Junio Vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, utilize o captcha para tornar mais seguro o seu comentário!

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada