Oracle Cloud – Menus Customizados

Fala galera, boa tarde!

Em uma das atividades no Oracle Cloud ERP, me deparei com um problema: Como liberar Relatórios Customs (BI) direto na responsabilidade. Esta opção é comum quando se tem o menu “Reports and Analytics” (onde você libera para o usuário e depois ele apenas o adiciona na lista), mas isto não é visível em todas as responsabilidades. Veja a seguir o problema (prints estão em inglês devido ao chamado que abri, mas é apenas para exemplificar).

Verifique para o GL, não temos:

 

Bom, considerando a opção de não termos o menu “Reports and Analytics” disponível em todas as responsabilidades Cloud, através de um chamado Oracle foi solicitado que eu criasse uma ideia dentro do portal customer para votação da necessidade e então, eles implementariam em futuras versões.

Para votar nesta funcionalidade, CLIQUE AQUI.

Continuando… Afim de resolver a necessidade, disponibilizar o menu rápido de acesso à um reports, abaixo listo o workaround que encontrei.

1) Conectado no ERP Oracle Cloud, na página que deseja adicionar os menus, clique no canto superior direito: Administration –> “Edit Pages“:

 

Lembre-se que neste caso a funcionalidade Sandbox deve ser Criada/Ativada:

Depois da ativação da Sandbox, clique em Administration –> “Edit Pages” e verifique que a página irá carregar com novos menus para edição.

Você precisa clicar na tab Structure.

Depois disto, passe o mouse sobre a região do menu Tasks a direita e clique, veja que no rodapé irá aparecer detalhes da estrutura. Mas para isto, arraste para cima para uma melhor visualização do itens.

Localize a opção: panelDrawer e clique em: Edit Task Flow

Depois dos procedimentos anteriores, será listado somente as opções do Panel Drawer, então você precisa selecionar: panelFormLayout (para habilitar a barra de edição) e então, clique em editar (Pince/Engrenagem).

Verifique que ao clicar, irá abrir um pop up com novos menus. Clique na tab: Tab Task List Task Properties:

Expanda toda o menu para maior visibilidade. Agora é com você, neste ponto você deve criar seus menus.

Somente um lembrete, para Menu do tipo CATEGORIA, use a opção a seguir (taskCategory):

Para seu menu final, utilize a opção a seguir (dynamicMain):

Após criação dos menus bastar clicar em Close, gerenciar sua SANDBOX e publicá-la para que então os novos menus fiquem disponíveis.

Tks,
Junio Vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, utilize o captcha para tornar mais seguro o seu comentário!

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada