Oracle 12c

Pessoal,

Deixo aqui algumas dicas interessantes do Oracle 12c, o primeiro banco de dados do mundo projetado para a nuvem (Cloud).

Com as versões sucessivas do Oracle Database, a Oracle continua a facilitar os esforços dos clientes na padronização, consolidação e automação dos serviços de banco de dados na nuvem. O que se iniciou mais de uma década atrás com recursos pioneiros, como o Oracle Real Application Clusters e o Oracle Automatic Storage Management agora continua com o Oracle Multitenant, que permite que TI aproveite completamente os benefícios da nuvem, incluindo compartilhamento de recursos, flexibilidade de gerenciamento e contenção de custos.

O Oracle DataBase 12c apresenta uma nova arquitetura Multitenant que torna mais fácil para consolidar muitos bancos de dados de forma rápida e gerenciá-los como um serviço na nuvem. O Oracle 12c também inclui capacidades de processamento de dados na memória que entregam desempenho analítico avançado. Inovações de banco de dados adicionais oferecem novos níveis de eficiência, desempenho, segurança e disponibilidade. O Oracle 12c vem em três edições para atender às suas necessidades de negócio e orçamento: Enterprise Edition, Standard Edition e Standard Edition One.

Segundo Fábio Rodriguez (Diretor Sênior Oracle), a arquitetura pode ser comparada a um condomínio de prédios: diversos apartamentos diferentes, mas todos administrados como uma só unidade. Essas unidades recebem o nome de “containers” e podem agregar até 252 bancos de dados.

Para usuários das versões anteriores do banco de dados da Oracle 10 e 11, o upgrade para o 12c é gratuito e direto. Para quem utilizar versões abaixo da 9, é indicado que o usuário migre antes para a 10 ou 11. Atenção às customizações existentes, isto pode impactar o processo de migração. Mas em resumo o que temos são novas atualizações/melhorias no 12c que poderemos utilizar a partir de novos desenvolvimentos, tais como: Novas regras para “VARCHAR2″/”NVARCHAR2”, criação de colunas invisíveis, múltiplos índices em uma mesma tabela ou sequências por sessão, dentre outras novidades.

Você que é Administrador de Banco de dados, verifique maiores detalhes neste link:
https://www.oracle.com/database/roles/database-administrator.html

Você que é Desenvolvedor, verifique maiores detalhes neste link:
https://www.oracle.com/database/roles/developer.html

Documentação 12c (Oracle Database Online Documentation 12c Release 1 (12.1)) você encontra neste link:
https://docs.oracle.com/database/121/NEWFT/chapter12102.htm#NEWFT003

Fonte:
Oracle.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, utilize o captcha para tornar mais seguro o seu comentário!

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada