Cachaca JM entre as TOP 10 de 2011

Pessoal, sempre que minha querida cidade natal (Perdões/MG) aparecer na mídia, sempre, sempre, sempre vocês irão ver detalhes e notícias aqui neste meu site/blog.

O Post de hoje é para destacar um grande prêmio “VIP – Ranking das Melhores Cachaças Brancas 2011” para nossa tão conhecida Cachaça João Mendes.

Em agosto, o Mapa da Cachaça fez parte do time de dez especialistas e amadores responsáveis pelo Ranking de Cachaças Brancas da revista VIP.

“O ranking foi composto apenas por cachaças brancas, ou seja, que não passam por madeira ou são apenas armazenadas em madeiras neutras, como o amendoim e o jequitibá. Essa decisão foi muito interessante, já que o envelhecimento em madeiras, como o carvalho e o bálsamo, acaba apresentando alterações mais evidentes na cor, aroma e paladar da cachaça. Essas pingas envelhecidas possuem características mais amadeiradas, agregando outras propriedades ao destilado e disfarçando os aromas e sabores primários da cana-de-açúcar. Por essa razão, separar cachaças armazenadas ou que não passam por madeira das cachaças envelhecidas faz muito sentido.

A avaliação foi feita no Engenho Mocotó, espaço criado por Rodrigo Oliveira, chef e dono do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, na Vila Medeiros em São Paulo. A degustação foi feita às cegas, ou seja, ninguem sabia o que estava bebendo – outro diferencial muito interessante desse ranking realizado pela VIP. Com a degustação conduzida às cegas, o avaliador não é influenciado por marcas, mitos ou imagens bonitas nos rótulos, o resultado fica por conta das cachaças que mais agradaram no visual, aroma, paladar e retrogosto (aquele sabor final que fica na boca).” ¹

O resultado segue abaixo com as 10 Cachaças Brancas da Revista VIP 2011 (o resultado foi publicado na edição de setembro de 2011, com a Thais Fersoza na capa).

VIP - Ranking das Melhores Cachaças Brancas 2011
VIP - Ranking das Melhores Cachaças Brancas 2011

1 – Serra das Almas
2 – João Mendes Prata
3 – Mato Dentro Premium Prata e Nega Fulô Jequitibá
4 – Armazem Vieira Nossa Senhora do Desterro
5 – Serra Limpa Prata
6 – Leblon
7 – Jacuba Prata
8 – Mercedes Prata
9 – Tabua Flor de Prata

Fonte ¹: http://mapadacachaca.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, utilize o captcha para tornar mais seguro o seu comentário!

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada